A presidenta Dilma Rousseff abriu hoje (17), às 10h, no Palácio do Planalto, o seminário sobre a implantação dos centros regionais de Referência em Crack e outras Drogas. Durante a cerimônia de lançamento de 49 Centros de Referência, Dilma prometeu "uma luta sem quartel contra o crack" nos seus quatro anos de governo.
Os centros serão instalados em universidades públicas em 19 Estados brasileiros, com o objetivo de capacitar profissionais de saúde e de assistência social para lidar com usuários de crack, tanto em termos de tratamento quanto de prevenção.
A presidenta ressaltou como "extremamente preocupante" a situação do quadro das drogas e da criminalidade no país. E repetiu que vai fazer um combate sustentável ao crack. "Temos que trabalhar três eixos. Prevenção, para evitar que novos jovens e crianças sejam vítimas das drogas. O eixo da atenção, através de tratamento especializado. Temos que ter boas comunidades terapêuticas e enfermaria, mas também políticas de reinserção", declarou.
O custo para criação de cada centro será de R$ 300 mil ao Fundo Nacional Antidrogas. O objetivo dos centros, aprovados pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) no fim do ano passado, é capacitar profissionais da saúde e educação que atuam com o tema da dependência química.
A professora doutora Delma Perpétua Oliveira de Souza, do Instituto de Saúde Coletiva (ISC), representou a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), uma das instituições de ensino superior selecionadas para oferecer cursos de aperfeiçoamento no tratamento de dependentes de crack e de outras drogas.
Essa parceria faz parte do trabalho da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça, de aproximação com a comunidade científica e dos diferentes parceiros face aos desafios de enfrentamento do fenômeno das drogas no país, e visa promover a discussão acerca dos conteúdos da capacitação e do processo de avaliação desses Centros, em conformidade com as diretrizes da Política Nacional sobre Drogas.
Faz parte da programação do seminário a apresentação “A implantação dos Centros Regionais de Referência: capacitação, articulação com a rede e avaliação”, pelo diretor de Assuntos Internacionais e Projetos Estratégicos da Senad; e mesa-redonda “A estruturação dos conteúdos para os cursos ministrados para os Centros Regionais de Referência”.
Haverá também palestras sobre “Crack: uma abordagem multidisciplinar”, com o professor doutor Marcelo Cruz, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), “Intervenção breve motivacional”, com o professor doutor Telmo Ronzani, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e “Gerenciamento de caso e reinserção social”, com o professor doutor José Manoel Bertolote, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Fonte: UFMT
Nenhum comentário:
Postar um comentário