terça-feira, 3 de maio de 2011

Pastoral sempre em formação: identidade e espiritualidade

A Pastoral da Sobriedade de Rondonópolis participou, em Curitiba, do Encontro Nacional de Formação para Coordenadores Diocesanos e Regionais. Entre os dias 29 de abril e 1º de maio a cidade esteve presente, com cerca de 50 participantes de diversos estados, desde o Amazonas até o Rio Grande do Sul.


Agentes de todo o Brasil presentes na formação.

O objetivo principal do encontro foi assegurar a identidade e a espiritualidade da Pastoral da Sobriedade no grupo de autoajuda, mantendo a fidelidade à estrutura das reuniões, tanto nos cursos de formação e capacitação de novos agentes, quanto na vivência dos encontros semanais do Programa de Vida Nova.

Agentes da pastoral: Doroty e Lúcia
As agentes diocesanas Lúcia Zonta e Doroty Carnahiba explicam que a formação foi realmente elucidativa para aprofundar o Programa de Vida Nova nos grupos, que é a identidade da pastoral. Também destacam o formato dos grupos de autoajuda, já que o Pe. João Ceconelo – um dos realizadores do encontro – foi enfático em dizer que todos eles devem caminhar no mesmo sentido, com mesmas dinâmica e metodologia.

Questões como a acolhida incondicional e a capacitação contínua dos agentes também foram mencionadas no encontro. Para a Pastoral da Sobriedade, a acolhida incondicional é o primeiro passo para que o integrante seja realmente um agente. “E nesse sentido, precisamos também cuidar muito da nossa espiritualidade e nossa formação. São dois pilares importantes”, ressalta Doroty.

Entre os vários direcionamentos retirados do encontro estão: a realização de retiros de espiritualidade para animar a caminhada dos agentes; o cumprimento do estatuto e do regimento internos na Pastoral; e a conservação das características do grupo de autoajuda.

Nova edição da revista Sobriedade

Divulgação

A nova revista da Pastoral da Sobriedade foi apresentada e distribuída aos participantes do encontro em Curitiba. A Sobriedade foi reformulada e apresenta agora melhor aspecto, mais conteúdo e melhor qualidade de papel. Tudo isso para informar melhor seus leitores. Para mais informações é só clicar no site: http://www.sobriedade.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário