Uma das prioridades da administração estadual começa a ser posta em prática no início do mês de maio. Trata-se da criação de políticas públicas para o enfrentamento conjunto (Estado, Municípios e sociedade) das questões que envolvem o uso de drogas em Mato Grosso. Entre os resultados esperados estão a redução nos índices de violência e a preservação da vida, principalmente entre adolescentes.
As ações de construção da Política Estadual sobre Drogas (Pead) serão desenvolvidas pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio da Coordenadoria Estadual de Políticas sobre Drogas (Coad), órgão executor do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conen/MT). Serão realizadas por meio de 15 Fóruns Regionais no período de 04 de maio a 11 de novembro e resultarão no Fórum Estadual, que será sediado de 06 a 09 de dezembro na capital mato-grossense.
Conforme a coordenadora e presidente do Coad/Conen-MT, Ana Elisa Limeira, os altos índices de violência, criminalidade e o uso e abuso de drogas vem se agravando no Estado, acrescido ao fator de que Mato Grosso serve de rota e corredor para o comércio e contrabando desses produtos. “Diante da gravidade da questão o tema tem sido prioridade na pauta de discussões, planejamento e desenvolvimento de ações de várias pastas do Governo do Estado”, destaca a coordenadora.
De acordo com Ana Elisa Limeira, a construção da Política Estadual sobre Drogas será traçada sob a perspectiva de integralização das ações, visando alcançar a responsabilidade compartilhada com todos os municípios. Ela explica que se faz necessário um realinhamento do Estado à Política Nacional sobre Drogas e também que se formule uma política adequada à realidade de Mato Grosso.
Na expectativa de contar com o apoio dos municípios e da sociedade civil para a missão, a coordenadora ressalta que a participação dos gestores municipais (da Saúde, Segurança, Educação e Assistência Social), e de outras pessoas e instituições envolvidas com o tema, nas oficinas temáticas que serão desenvolvidas nos Fóruns Regionais será imprescindível para o resultado final dos trabalhos.
Nesse sentido, solicita a participação de todos nas discussões que vão oferecer os subsídios para a construção da Política Estadual sobre Drogas. Pede ainda o apoio das prefeituras para a sensibilização da sociedade local e divulgação da realização do evento nas respectivas regiões.
CRONOGRAMA
O planejamento adotado para a realização dos Fóruns se equipara ao estabelecido pelo Programa MT/Regional que divide o Estado em 15 regiões ou Consórcios. Assim, a realização dos Fóruns Regionais seguirá o seguinte cronograma:
1º Fórum Regional 1. Vale do Rio Cuiabá 04 a 06 de maio - Poconé
2º Fórum Regional 2. Nascente do Pantanal 11 a 13 de maio - Cáceres
3º Fórum Regional 3. Região Sul 18 a 20 de maio - Rondonópolis
4º Fórum Regional 4. Alto do Rio Paraguai 25 a 27 de maio - Barra do Bugres
5º Fórum Regional 5. Nascentes do Araguaia 08 a 10 de junho - Alto Garças
6º Fórum Regional 6. Vale do Guaporé 29 de junho a 1º de julho - Pontes e Lacerda
7º Fórum Regional 7. Vale do Teles Pires 18 a 20 de julho - Alta Floresta
8º Fórum Regional 8. Portal da Amazônia 20 a 22 de julho - Peixoto de Azevedo
9º Fórum Regional 9. Vale do Juruena 03 a 05 de agosto - Juína
10º Fórum Regional 10. Norte do Araguaia 24 a 26 de agosto - Confresa
11º Fórum Regional 11. Araguaia 21 a 23 de setembro - São Félix do Araguaia
12º Fórum Regional 12. Vale do Arinos 05 a 07 de outubro - Juara
13º Fórum Regional 13. Médio Araguaia 24 a 26 de outubro - Água Boa
14º Fórum Regional 14. Portal do Araguaia 26 a 28 de outubro - Barra do Garças
15º Fórum Regional 15. Alto Teles Pires 09 a 11 de novembro - Sinop
16º Fórum Estadual 16. Vale do Rio Cuiabá 06 a 09 de dezembro - Cuiabá
Para mais informações sobre apoio, participações ou a socialização do Projeto de Elaboração da Política Estadual sobre Drogas, os interessados devem entrar em contato com Simone Guedes ou Louise Oliveira por meio dos telefones (65) 3631-1176, 3901-1362 ou pelos endereços simoneguedes@justica.mt.gov.br e louiseoliveira@justica.mt.gov.br
Fonte: SECOM/MT
Nenhum comentário:
Postar um comentário