domingo, 22 de maio de 2011

São 15 mil histórias de vida

Em 12 anos de funcionamento, a Pastoral da Sobriedade de Rondonópolis atendeu cerca de 15 mil de pessoas (entre dependentes químicos e familiares) e montou uma sólida estrutura de trabalho que conta hoje com 30 voluntários. É o que apontam os relatórios internos da entidade. Mais do que registros, são histórias como as de M. A., Lúcia, Ana, Maria, Edson e Aparecida que embalam os trabalhos da Pastoral.


Agentes da Pastoral em formação
 As atividades da entidade se distribuem em atendimento e apoio aos dependentes químicos e familiares, triagem e encaminhamento a comunidades terapêuticas (em média 20 pessoas por ano). Também realizam visitas a presídios e cadeias para triagem, cursos de formação e capacitação e grupos de auto-ajuda. Há, ainda, distribuição de material informativo, palestras em comunidades, empresas, escolas, igrejas.

Os grupos de auto-ajuda estão constituídos nos bairros La Salle (sede da Pastoral), Pedra 90, Vila Rica e Jardim Atlântico (está em construção). Há também um grupo em Pedra Preta.

A entidade também desenvolve eventos de grande repercussão e envolvimento com a comunidade. Um deles é a Pedalada pela Vida, que vai para a 12ª edição no dia 26 de junho. Há ainda ações em parceria com o poder público, como concursos de cartazes e redação para estudantes do primeiro e segundo graus.

Dom Juventino marca presença nos encontros
A Pastoral da Sobriedade é um dos organismos da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a metodologia de ação desenvolvida em Rondonópolis atende a definições institucionais da igreja católica.

“Em nome da Pastoral da Sobriedade, eu agradeço a todos os nossos parceiros, colaboradores, amigos, entidades e sociedade em geral que apóiam a nossa luta contra as drogas”, destaca a coordenadora diocesana da entidade, Doroty Carnahiba.

Para mais informações sobre a Pastoral entre em contato pelo telefone (66) 3426-8056, no período da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário